Quem vai construir o lago?

Uma das primeiras dúvidas que surgem quando pensamos em ter um lago ornamental, piscina natural, espelho d'água ou qualquer outro ambiente aquático é: vou construir sozinho ou contratarei uma empresa especializada?


Antes de responder essa pergunta, primeiramente é necessário ter consciência de que você está adquirindo ou construindo um ambiente vivo que exige cuidados e dedicação para mantê-lo saudável, seja alimentando os animais presentes nele ou realizando pequenas reposições de peças e monitorando equipamentos de filtragem e esterilização. Também é preciso escolher o tipo de ambiente aquático preferido entre lagos ornamentais, lagos simétricos e piscinas naturais.


Após estar ciente das condições ideias para manter um ambiente aquático vivo e após identificar o ambiente ideal para você, podemos começar a responder algumas questões que vão nortear a sua escolha:


  • É melhor construir sozinho ou contratar uma empresa para construir o meu lago? Tudo depende da sua disposição e paciência, além do grau de conhecimento técnico para lidar com a parte hidráulica, componentes elétricos e eventuais imprevistos que possam aparecer, afinal é uma obra e problemas sempre surgem. Existem diversas variáveis que devem ser levados em conta e podem interferir no resultado do ambiente, como: as dimensões e profundidade do lago; os materiais utilizados para impermeabilização; a qualidade e condições da casa de máquinas; instalações hidráulicas e elétricas; as pedras utilizadas e paisagismo de entorno; a disposição e instalação dos esterilizadores e filtro biológico; a escolha da quantidade e tipo de animais que vão hospedar o ambiente; entre outras particularidades de cada projeto.

  • Quais as vantagens de contratar uma empresa que constrói lagos? Sem dúvida as maiores vantagens envolvem não ter que se preocupar com o resultado e problemas que vão surgir no decorrer da obra. Uma empresa especializada vai trabalhar com base em um projeto criativo e projeto executivo dentro dos parâmetros e condições corretas. Uma empresa especializada também está pronta para lidar com eventuais problemas e a experiência adquirida nessas horas é um grande diferencial. Inspire-se em alguns dos projetos criados e executados por nós e veja como é possível criar cenários e ambientes espetaculares.

  • Quais as vantagens de construir sozinho o meu próprio lago? A maior vantagem é mergulhar no projeto e participar de todas as etapas da obra. Temos muitos clientes aquaristas que gostam tanto de estar em contato com a montagem do ambiente que buscam caminhos para realizar a construção por conta própria. Na grande maioria das vezes os clientes já possuem um certo conhecimento técnico e contam com a ajuda de profissionais especializados para realizar as instalações hidráulicas e elétricas. É preciso estar atento aos materiais utilizados e processos de montagem, assim como condições da água e casa de máquinas, pois qualquer erro durante o processo pode gerar vazamentos ou problemas para a saúde dos peixes. Nós realizamos a venda dos produtos necessários e oferecemos orientações básicas para você construir o seu próprio ambiente, mas não nos responsabilizamos por imprevistos e problemas de instalação e montagem.

  • Como escolher a melhor empresa para construir o meu lago? Existem algumas empresas especializadas no mercado e diversos paisagistas que oferecem soluções para ambientes aquáticos, cada um com suas características, materiais e valores distintos. É preciso levar em consideração o perfil de cada empresa no segmento. A partir do portfólio da empresa é possível identificar o estilo de ambiente criado por cada um. É importante avaliar projetos anteriores criados pela empresa e ficar atento aos comentários de clientes satisfeitos ou não nas redes sociais. Desconfie de materiais muito baratos ou adaptações com produtos e materiais não especializados.


Com mais de 15 anos de experiência, identificamos diversos tipos de clientes que geralmente são divididos entre dois grandes perfis, veja em qual você mais se encaixa:


1. Características de "Faça você mesmo":

  • Gosto de participar de todo o processo de criação e montagem do lago

  • Tenho tempo necessário para investir na construção do meu espaço

  • Tenho paixão por carpas Nishikigois e gosto de manuseá-las

  • Penso em economizar mesmo que isso me custe mais tempo, dedicação e esforço — nem sempre existe uma economia, muitas vezes o custo é maior

  • Entendo sobre aquarismo e quero aprofundar meus conhecimentos em um lago ornamental


2. Características de "Contrate a Natural Lagos":

  • Não tenho tempo necessário para construir sozinho um ambiente aquático

  • Quero um projeto profissional para impressionar os olhos

  • Preciso de manutenção periódica e não tenho tempo para cuidar do ambiente

  • Procuro um projeto que se encaixe perfeitamente com a arquitetura da minha casa ou empresa

  • Quero qualidade em equipamentos e garantia estendida

  • Não quero me frustar com possíveis acidentes provenientes da construção do meu lago

  • Estou a procura de um ambiente que seja o mais natural possível


Mas enfim, qual é a melhor opção?


Tudo vai depender da sua expectativa com o resultado e proporção do projeto. Se você for do perfil “Faça você mesmo”, pode adquirir tudo o que precisa em nossa loja e conhecer o passo a passo da construção aqui.

Veja também:

  • Precisa saber quanto vai gastar com o projeto? Também fizemos um texto que pode te ajudar neste processo

  • Veja dicas de como escolher a melhor empresa para o planejamento e execução da obra

  • Receba um orçamento para o seu projeto, basta preencher algumas informações neste formulário



Mais lidos